terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

CAMPANHA PARA AMPLIAR O CONSUMO DE VINHO NO BRASIL

O consumo per capita de vinho no Brasil é simplesmente ridículo, para não dizer  anedótico! Com um número igual a 1,9 litros/pessoa/ano, o país é um dos lanternas entre os consumidores de vinho de alguma importância.
 
Este ano de 2013 foi eleito o Ano do Vinho Brasileiro, isto porque foi selado importante acordo de cooperação entre o setor vitivinícola, os supermercadistas e as importadoras para estimular o mercado de vinhos finos e o consumo de produtos nacionais  que já está sendo colocado em prática e tem tudo para ampliar o consumo de vinho no Brasil ainda este ano.

Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho, integrado por representantes da ABRAS, A.B.B.A, ABRABE, UVIBRA E IBRAVIN, apresentou nesta terça-feira, dia 22 de dezembro, as ações iniciais para consolidação do acordo de cooperação firmado no ano passado, cuja meta principal é a de aumentar o consumo de vinhos no Brasil de 1,9 litro para 2,5 litros per capita até o final de 2016.
 
O foco do grupo contempla o crescimento da categoria vinhos como um todo, ganhando a preferência do consumidor brasileiro. Assim, todos os elos da cadeia do vinho, em conjunto, têm ainda como meta ampliar a venda de vinhos finos brasileiros de 19 para 40 milhões de litros em quatro anos.

 
Campanha: “No Verão, vá de Vinho Branco”
 
Para começar essa empreitada o Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho decidiu lançar uma campanha promocional dos vinhos brancos no varejo, visando aumentar o consumo desses itens em 20% especialmente neste início de ano (Verão 2013 janeiro a março). 
 
Como no Brasil, o consumo de vinho costuma estar relacionado ao frio ou a datas comemorativas, a proposta da campanha é associar o verão, o sol, ao vinho branco, daí todos os materiais terem um grande sol amarelo-alaranjado estilizado em fundo de garrafa (de vinho, claro!).
 
Como o vinho branco é uma bebida leve, refrescante e aromática que combina perfeitamente com praia, happy hour e frutos do mar, a proposta é mostrar, por meio da campanha promocional em supermercados, que essa é uma excelente opção de compra de bebidas para o verão. Os materiais da campanha (cartazes de preço, sinalizador de ilha, tag de garrafa, régua de gôndola e stopper) estarão distribuídos nos pontos de venda, mas as empresas participantes podem complementar a campanha com promoções próprias.
 
Inicialmente, já aderiram à campanha mais de 20 lojas de supermercados em Porto Alegre e 30 em São Paulo, e as adesões estão em andamento. No Rio Grande do Sul já estão confirmadas as participações das redes Pão de Açúcar, Carrefour, Zaffari, Rissul e Walmart (Big e Nacional). Em São Paulo, Pão de Açúcar, Carrefour, Extra e Walmart também aderiram à promoção.
 
Projeto Setorial: Conhecendo os Vinhos do Brasil
 
Para vender mais vinho é preciso aproximar ainda mais produtores (principalmente os pequenos e médios) e os varejistas. Essa é a proposta do projeto Conhecendo os Vinhos do Brasil, cuja primeira edição acontece de 31 de janeiro a 3 de fevereiro deste ano na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

Trata-se de uma missão comercial, com rodadas de negócio, para integrar compradores de supermercados, convidados pela ABRAS, ABRABE E A.B.B.A, e produtores convidados pelas entidades vitivinícolas brasileiras, UVIBRA e IBRAVIN. Já está confirmada a participação de 50 vinícolas e cerca de 50 compradores de diversas redes e importadoras do País.
 
 Outras ações
 
O Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho continuará trabalhando para implementar outras ações ao longo do ano. Entre as atividades já programadas está em andamento a discussão para criação do Fundo de Promoção e Ordenamento do Mercado Vitivinicola no Brasil, no âmbito da Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados, órgão consultivo junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília e que congrega todas as entidades participantes do Acordo firmado em 19 de outubro. A previsão inicial é que este trabalho seja concluído durante este ano, quando seria proposta formalmente a criação do fundo, através de legislação específica.
 
 ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados
A.B.B.A – Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas
ABRABE – Associação Brasileira de Bebidas
UVIBRA – União Brasileira de Vitivinicultura
IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho 

2 comentários:

Nilson disse...

Caro Sérgio,
Com impostos absurdos e abusivos, entre eles a ST, não existe como isto acontecer.Os preços aqui no bR são algo como uma extorsão.
Sou lojista e me dedico a cerca de 10 anos em desenvolver um trabalho de educação para o vinho. Com formação em geografia, que desejo concluir um dia, tenho como paramêtro que vinho não é simplesmente um produto mas cultura, história, arte engarrafados. Veja baixo o cálculo de um pedido que cancelei devido ao 41,77% de aumento devido a ST. ISTO DEVERIA SER REALMENTE LEVADO A SÉRIO POR QUEM, COMO NÓS, AMAMOS O VINHO:
* ABAIXO CÁLCULO DE PEDIDO CANCELADO..

CÁLCULO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SANTA CATARINA
VALOR MERCADORIA 1599,00
MVA 43,03%
ALÍQUOTA INTER 4%
ALÍQUOTA INTRA 25%
MVA AJUSTADA = [(1+ MVA ST original) x (1 - Alíq.inter) : (1 - Alíq.intra)] - 1
MVA AJUSTADA = [(100+43,03)X(100-4):(100-25)]-100 =
MVA AJUSTADA = [(143,03)X(96):(75)]-100 =
MVA AJUSTADA = [183,08]-100 =
MVA AJUSTADA = [183,08]-100 = 83,08
VALOR MERCADORIA 1599,00
MVA (1.599,00 X 83,08%) 2927,45
ICMS PRÓPRIO (1.599,00 X 4%) 63,96
ICMS ST (2.927,45 X 25%) 731,86
ICMS ST A RECOLHER 667,90 (731,86-63,96) ST 41,77%
VALOR TOTAL DA NF 2266,90 (1599+667,86)

Joao Henrique disse...

A ação em curso é bem vinda e, ao que parece, promissora. No entanto, o grupo q encabeça o projetonão pode desconsiderar um aspecto importante e diretamente envolvido na questão: o alto preço dos vinhos em nosso país, resultado do custo e do lucro Brasil. Se nao atuarem para deixar estes preços minimamente condizente com nossa realidade e dentro do bom senso, esse consumo per capita nao vai aumentar nunca. Inadmissível pagar aqui 50,00 a 100,00 reais por um vinho q no supermercado da europa custa 5,00 - 8,00 euros.