segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

FAMTUR 2013 (2) - COLHEITA AO LUAR NA VINÍCOLA LOVARA

Oriundos da cidade italiana de Lovara, província de Vicenza, Giuseppe Benedetti aportou na Colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves) em 1877. Recentemente seus descendentes se juntaram aos descendentes da família Tecchio e fundaram a Lovara Vinhas e Vinhos, em 1967. Aliando experiências históricas locais e o expertize das duas famílias na elaboração de vinhos finos, estabeleceram a fórmula de atuação baseada em bons vinhedos próprios e processos atualizados de vinificação, sob a supervisão da enóloga Roberta Benedetti. 
A programação da colheita ao luar é um projeto enoturístico criado pelo proprietário dos hotéis Dall'Onder de Bento Gonçalves, Tarcisio Michelon, participante,  incentivador e apoiador das iniciativas de enoturismo na região. Aliás, desde sua inauguração o hotel vem apoiando todos os eventos da vitivinicultura de Bento Gonçalves.
O evento foi realizado no dia 30 de janeiro, a partir das 20 horas, quando ocorreu a recepção a cargo da enóloga Roberta que traçou o perfil da vinícola, seus vinhedos e linhas de vinhos.
Foi servido um Brut das casta Grenache acompanhando de mesa  de frio, pães e vinhos.
Roberta conduziu degustação procurando dar a cada vinhuma harmonização com finger foods.
Chardonnay 2011 - 13% de álcool - sem madeira, cor verdeal, traços cítricos sobre toques de pêra. Harmonização: tomate cereja recheado com queijo.
Cabernet Sauvignon 2011 - 13% de álcool - sem madeira, cor forte, frutas maduras sobre tons de chocolate branco. Harmonização: Queijo contendo iscas de tomate.
Corte Gran Reserva 2008 - 13,5% de álcool - corte com 65% de Merlot, 25% de Cabernet Sauvignon e 10% de Tannat, passagem 50% por carvalho francês e americano, untuoso, aromas e sabores com baunilha e especiarias. Harmonização: Quiche.
Enquanto acontecia um fundo de música suave solada em saxofone, foi degustado Espumante Moscatel, servido em taça contendo um picolé (sorvete) de frutas. Interessante alternativa. Queijos, copa, salame e frutas ao chocolate quente deram ritmo à visita e colheita ao luar, até altas horas.  

Nenhum comentário: