sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

FAMTUR 2013 (4) - DON LAURINDO, A JÓIA DO ADEMIR BRANDELLI

Em 1887, Marcelino Brandelli deixa a cidadezinha italiana de Zévio, na província de Verona, e aporta em Bento Gonçalves em busca de vida nova. No início a sobrevivência foi à base da agricultura rudimentar da época, porém, logo acordou para dar início ao plantio de vinhedos.

Cezar, filho de Marcelino, herdou  30 hectares de terra na localidade de Oito da Graciema, em 1946, e consolidou a atividade familiar na produção de uva e de vinho. Um de seus filhos, Laurindo, deu continuidade às atividades de vitivinicultura, nos mesmos moldes trabalhados até então.



Por volta de 1991, Laurindo, seus filhos Ademir e Affonso resolveram mudar o panorama das atividades e passaram a elaborar vinhos mais finos sob a marca Don Laurindo, nome oficial da vinícola.

O enólogo Ademir Brandelli vem comandando a Don Laurindo, com a exploração de 15 hectares, produzindo as castas Chardonnay, Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, Ancellota e Malbec, para vinificar produtos em quantidades limitadas e de alta qualidade.
“A qualidade do vinho começa no vinhedo”, diz Ademir Brandelli, “com o bom terroir e as mãos do homem.”

 
Ademir tinha trabalhado e aprendido muito como enólogo na vinícola dos parentes Dal Pizzol, entre 1980 e 1994.
A política comercial da Don Laurindo compreende a venda em grande parte diretamente para o consumidor em sua adega ou sob encomenda.

Vinhos degustados: brancos Malvazia de Cândia e Chardonnay, tintos Merlot, Ancellota, Malbec e Tannat, espumante Don Laurindo Brut.
 

Nenhum comentário: