sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

VINHO GAÚCHO RECEBE MULTIPLICADORES DE OPINIÃO

Um gole substitui mil palavras. Uma visita vale mais que mil imagens. A experiência direta gera impressões que constroem ideias. Este é o conceito do programa FAMTOUR, promovido pelas entidades APROVALE (Origem Vale dos Vinhedos) e APROMONTES (Origem Altos Montes), apoiado pelos hotéis Dall'Onder Grande Hotel (Bento Gonçalves) e Hotel de Flores da Cunha (Flores da Cunha), e pela operadora de turismo Giordani, numa realizaçao da promotora CONCEITOCOM BRASIL.

 

Jornalistas ligados ao turismo e gastronomia, oriundos de diferentes pontos do Brasil, além de um profissional uruguaio, consituíram um grupo de formadores de opinião que durante oito dias visitaram vinícolas e pontos enoturísticos, vivenciando contextos, assistindo a palestras e degustando muitos e muitos exemplares de bons vinhos gaúchos das regiões.

 

Começando pela DO Vale dos Vinhedos, a primeira Denominaçao de Origem oficialmente reconhecida no Brasil, o grupo passou pelas vinícolas Larentis, Torcello, Alma Única, Cave de Pedra, Casa Valduga, Angheben, Don Laurindo, Lovara, Batistelo, Peculiare e Dom Cândido. A visita foi complementada com uma esticada à Dal Pizzol, tradicional vinícola brasileira, localizada na Rota das Cantinas Históricas. Foram ainda realizadas visitas à IP Altos Montes (Indicação de Procedência), envolvendo as vinícolas Venturini, Monte Reale, Viapiana, Salvador, Luiz Argenta, Fante, Mioranza e Terrasul.

 

Como pontos importantes do enoturismo da região, o grupo assistiu ao espetáculo Epopéia Italiana, no Parque Temático de Bento Gonçalves e fez o passeio de Maria Fumaça, entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, tudo isso animado com música e dança típicas da colonização italiana.

 

Coroando as visitas, o grupo foi recepcionado pela Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul, ligada ao instituto italiano ICIF  e a FISAR (Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoranti), com almoço no restaurante-escola Dolce Italia, envolvendo cardápio especial composto de Cipolle cotte nella brace, verdure e tonno fresco al forno, salsa di olice (cebolas cozidas na brasa, legumes e atum fresco assado, regado a azeite), Risotto al vino rosso con fonduta (risoto ao vinho tinto com queijo derretido), Spalla di agnelo al forno con uva, funghi e scalogno (paleta de cordeiro ao forno com uva, cogumelos e achalote), coroado po deliciosa sobremesa, um Sformato di nocciole con pesche (torta de avela com pêssego).

 

O FAMTOUR representou uma real oportunidade para que nós, formadores de opinião, pudéssemos vivenciar os contextos e as  realidades enogastronômicas da Serra Gaúcha, de grande interesse turístico para brasileiros e estrangeiros.

 

O Rio Grande do Sul, herdeiro de tradições e muita luta, exibe sua indústria vinícola amadurecida na fina flor de seus vinhos. 

 

Nenhum comentário: