segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

VINÍCOLA CAMPOS DE CIMA - OPERAÇÕES COMEÇAM EM ITAQUI (RS)

As novas instalações da Vinícola Campos de Cima, em Itaqui (RS), começaram a operar na semana passada. No momento, as obras da nova estrutura para vinificação de vinhos da Campanha Gaúcha já estão quase concluídas. Para encerrar o processo de instalação da empresa no local falta apenas a implantação de seu novo escritório, a decoração do espaço interno e o ajardinamento do entorno da construção. O prédio moderno e preparado para a elaboração de mais de 80 mil litros de vinhos ao ano está situado na BR-472, no trevo de acesso a Itaqui, no 1º Distrito. “Queremos incentivar o enoturismo na região, já que somos a única vinícola com potencial de atrair turistas na fronteira com a Argentina”, afirma a proprietária Hortência Brandão Ravache Ayub. O valor do investimento atingiu a cifra de R$ 1 milhão.

Toda a nova estrutura da vinícola foi minuciosamente desenvolvida para processar as uvas cultivadas nos 15 hectares de vinhedos da empresa, localizados em Maçambará, a cerca de 100 Km de Itaqui, na fronteira com a Argentina. Na quarta-feira, dia 13/02, a nova vinícola recebeu suas primeiras uvas Malbec para vinificação. Ainda serão processadas na cantina de Itaqui as uvas Merlot, Tannat, Shiraz e Cabernet Sauvignon, que serão colhidas ainda em fevereiro. Os espumantes desta safra seguirão sendo elaborados em parceria com a Vinícola Geisse, em Pinto Bandeira (RS), e as uvas Ruby Cabernet e Viognier serão vinificadas na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS).

“Estamos diante de uma das vinícolas mais modernas do Sul do Brasil e do maior empreendimento concretizado pela Campos de Cima”, comemora o diretor comercial da empresa, Pedro Candelária. “O novo prédio para a vinificação de nossa produção é um projeto ousado e necessário para a expansão de um negócio promissor. Atualmente, somos responsáveis pela elaboração de vinhos ímpares no país. Bebidas que expressam o alto nível de qualidade do mais novo terroir do Sul do Brasil”, observa Candelária.
 
Do sonho à realidade

A construção da nova vinícola obteve o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A instituição concedeu um financiamento de R$ 595 mil para a execução da nova planta. O resultado, que poderá ser conferido em breve, é a contemplação de um sonho que se torna realidade: uma área construída de 1.161 metros quadrados, que contará com adega, área de recepção das uvas, área industrial, área de recepção de visitantes, uma loja para venda direta ao público e um escritório da empresa. “Será um espaço equipado para multiplicar nossa capacidade de produção e permitir a manutenção do alto nível de qualidade de nossos vinhos”, explica o executivo.

O projeto da nova vinícola foi idealizado e monitorado pela arquiteta Manuela Brandão Ayub Candelária, que é uma das proprietárias da Campos de Cima. Ela possui curso de Pós Graduação na Universidade Autónoma de Barcelona e de Master na Universidad de Barcelona, instituições com alto prestígio internacional.Para criar a estrutura da nova vinícola, Manuela se dedicou a captar os elementos mais relevantes da cultura gaúcha e da Região da Campanha e dar-lhes, ao mesmo tempo, um tratamento moderno e arrojado no novo prédio. “O uso de acabamentos locais e a implantação de um processo produtivo prático foram a tônica dessa obra”, descreve.

Saiba mais

 
Diante do grande progresso alcançado pela empresa, seu diretor comercial recorda que os vinhedos da Campos de Cima foram implantados de 2002 a 2004, tendo a primeira safra em 2006. “Dessa safra foi originando um lote de 5 mil garrafas do Campos de Cima Tannat, que chegou ao mercado em 2009. Um grande vinho”, destaca Pedro Candelária. Além dessa uva, a empresa também elabora, hoje, vinhos a partir das variedades Ruby Cabernet, Chardonnay, Viognier, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Shiraz, Malbec e Tempranillo.

Para completar, a Campos de Cima está promovendo um relacionamento direto com os clientes, quer sejam pessoa física ou jurídica, através de uma loja virtual no site dela, com entregas para todo o Brasil, (www.camposdecima.com.br) e também uma página no Facebook que será usada para divulgação e promoções específicas: www.facebook.com/camposdecima.

Nenhum comentário: