quinta-feira, 11 de abril de 2013

VINÍCOLA ESTRADA REAL E O PRIMEIRO VINHO FINO DE MINAS GERAIS

Chega ao mercado brasileiro o vinho Primeira Estrada Syrah 2010, o primeiro produzido pela vinícola mineira Estrada Real, localizada na região de Três Corações, dentro do pólo turístico da Estrada Real – que envolve as cidades históricas de Tiradentes e Ouro Preto. A vinícola é formada por quatro sócios, os brasileiros Marcos Arruda e Murillo de Albuquerque Regina, enólogo PhD por Bordeaux, e os franceses viveiristas e viticultores Patrick Arsicaud e Thibaud de Salettes.
 
Murillo Regina já é um velho conhecido nosso através das suas experiências na dobra de vinhedo, que se resume na aplicação de duas podas com as quais trabalha o comportamento das videiras que têm um segundo ciclo e o  amadurecimento se dando fora do período das chuvas. Resultado: o preenchimento das bagas é o mais adequado, mais açúcar e menos água!
 
O Primeira Estrada Syrah 2010  foi produzido através desta técnica no Brasil chamada dupla poda, que posterga a data de colheita das uvas. As fases de crescimento, maturação e colheita – que normalmente ocorrem no período das chuvas (primavera e verão) - passam a acontecer no período de seca (outono e inverno) resultando em vinhos finos de qualidade, maior corpo e potencial de envelhecimento.  Murillo afirma que a inversão na região de Minas Gerais também é necessária para levar o ciclo de maturação e colheita para o outono e inverno quando as condições de dias ensolarados, noites frescas e solo seco permitem uma excelente maturação.
 
Em 2001, o grupo deu início aos estudos sobre a técnica da dupla poda que surgiu na busca por uvas com melhor qualidade de maturação e mais ajustadas à elaboração de vinhos finos em Minas Gerais. A técnica foi desenvolvida inicialmente em Três Corações e mostrou-se adaptada à produção de uvas de inverno com excelente qualidade de maturação.

As condições obtidas surpreenderam com a produção de pequenas bagas de acidez e pH  bem equilibrados em conjunto com uma boa graduação de açúcar. Esses resultados comprovaram que o clima no período que antecede a colheita sendo caracterizado por dias ensolarados e noites frias, aliadas ao solo seco, conseguiu ‘tapear’ a videira, alterando seu ciclo de maturação e a data de colheita das uvas.
 
Após um período de 12 meses em barricas de carvalho francesas e americanas e 12 meses envelhecendo em garrafas em uma cave com temperatura controlada (14°C) o Primeira Estrada está pronto para ser comercializado. Elaborado exclusivamente com a uva Syrah será distribuído, inicialmente, nas cidades do RJ, SP e BH. No Rio pode ser encontrado nos seguintes pontos de venda: Espírito do Vinho, Delly Gil, além dos restaurantes Eça, Azul Marinho, Via Sete, Felice e Casa da Feijoada.
 
 
Características:
Nome: Primeira Estrada Syrah 2010
Produtor: Vinícola Estrada Real
Volume Produzido: 10 mil garrafas
Engarrafamento: novembro de 2011
Teor alcoólico: 13,5%
Acidez total: 5,62 g/l (pH= 3,78)
Preço Sugerido – R$79,00

Nenhum comentário: