sexta-feira, 17 de maio de 2013

NOVA YORK E A MAIS ANTIGA VINÍCOLA NORTE-AMERICANA

Todo mundo sabe que Nova York é a capital do mundo, uma linda metrópole especialmente quando vista da Ponte do Brooklyn, mas poucos têm ideia que logo ali, bem próximo da cidade, fica a mais antiga vinícola americana.

A operação da adega foi iniciada pelo imigrante John Jaques, em 1839 e transmitida para seus filhos John, Oren e Charles em 1858 que deram a ela o nome de Jaques Brothers Winery. Mais tarde, em 1885, foi vendida à dupla de pai e filho, James e Edward Emerson, passando a se denominar Brotherhood. Nesta nova fase ocorreram a expansão dos prédios e a construção de cave subterrânea, atualmente museu do vinho para turistas.

 

Durante o período da Prohibition Law (Lei Seca), a Brotherhood foi a única vinícola autorizada a continuar elaborando vinho, cuja produção de vinho canônico (sacramental wine) destinava-se exclusivamente às missas de igrejas católica e, provavelmente, a alguns privilegiados incógnitos, pois sempre se dá um jeitinho, em qualquer parte do mundo.

A Lei Seca (Prohibition Law) dos Estados Unidos estendeu-se de 17 de janeiro de 1920 até 5 de dezembro de 1933. Provavelmente esta limitação operacional levou à venda da vinícola para Louis Farrel e seu filho, em 1921. Os Farrel operaram a Brotherhood até 1947, sendo sucedidos pelo primo Francis Farrel.
A Brotherhood notabilizou-se por de seus vinhos de videiras americanas preparados com a adição de ervas ou especiarias. A partir de 1970, passa a produzir vinhos de híbridas francesas.




Sérgio Inglez e Cesar Baeza – o grande continuador da Brothewood

Em tempos recentes, 1987, o winemaker Cesar Baeza comprou a vinícola e passou a explorar seus vinhedos de viníferas, implantados em 1990 em Long Island, a leste da cidade de Nova York, cujo suave clima marítimo remete a Bordeaux, oferecendo rótulos de Zinfandel, Chardonnay, Merlot, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir.

Certamente você não vai tomar os vinhos mais antigos dos Estados Unidos que remontam aos tempos coloniais, mas se visitar a Brotherhood estará degustando bons vinhos elaborados pela mais antiga vinícola americana e a única que nunca interrompeu sua produção!

Como chegar? Sair de Nova York pelo Hudson Valley, Route 87, até alcançar a 94, quando você dobra à direita e vai até o entroncamento da 94 com a 208... está em Washingtonville, cuja maior atração é a própria Brotherhood! Você vai andar em torno de 50 Km.
 

Nenhum comentário: