domingo, 5 de maio de 2013

TOP WINEMAKERS (CHILE) LANÇA PROJETO 5X20 NO BRASIL


Depois da edição Bicentenário da Top Winemakers, lançada em 2010 para comemorar os 200 anos da independência do Chile, agora é a vez do lançamento do projeto 5x20. Uma proposta inédita na vitivinicultura chilena, decorreu da ideia de Rafael Prieto, diretor da Top Winemakers, que pretendeu reunir 10 prestigiadas vinícolas chilenas através de 5 enólogos e 5 enólogas, congregando opiniões do lado masculino e do lado feminino para a questão. 
Cada equipe, a dos  homens e a das mulheres, foi responsável por elaborar de maneira independente dois vinhos de alta qualidade, com traços modernos e filhos da criatividade. Cada enólogo participante contribuiu com 20% de um vinho ainda sem mesclar, conforme o estilo, região e o carvalho utilizado na colheita 2010.

Não resta a dúvida que o desafio foi muito grande pela complexidade de se unir estilos e gostos diferentes, personalidades opostas, enfoques enológicos diversos de cada especialista e aproveitar o potencial da uva de cada vinhedo de origem.
Durante dois meses, eles se reuniram e fizeram sessões de degustações e blendings, para que todos concordassem em chegar a um novo estilo de vinho final. Ambos os grupos tinham a mesma ambição: vinhos distintos, que dessem espaço para outros projetos criativos na enologia chilena.

As enólogas formularam um vinho sedutor. 
Esse vinho foi importante para mostrar para o mundo a capacidade da vitivinicultura chilena de gerar condições e procedimentos para elaborar um vinho de excelente qualidade. O resultado foi um produto elegante, clássico, com muito frescor. Complexo e diferente de outros grandes vinhos, com grande carga aromática e com importante potencial de envelhecimento. As mulheres desenvolveram um produto com identidade e caráter, um estilo que de alguma forma representa a criatividade das enólogas chilenas. Participaram desse projeto as enólogas: Cecilia Guzmán (Viña Haras de Pirque), Irene Paiva (Viña Vistamar), Cecilia Torres (Viña Santa Rita), Ana María Cumsille (Viña Altair) e Macarena Morandé (Viña Costa Blanca). 

Os cinco enólogos desenvolveram um vinho com caráter.  
Os homens trabalharam um produto característico e muito diferente. Uma proposta baseada no syrah de clima frio. Um vinho vivo, com muita força, frescor e acidez. O resultado foi um vinho de caráter profundo, um perfil que respeita a acidez, um vinho limpo. A aposta era fazer um vinho com personalidade e boa concentração, que se identificasse com sua proposta aromática. Participaram desse projeto os enólogos: Felipe Müller (Viña Tabalí), Francisco Baettig (Viña Errázuriz), Rafael Urrejola (Viña Undurraga), Marcelo Retamal (Viña De Martino) e Rafael Tirado (Viña Laberinto).

Preço sugerido (pack com os 2 vinhos): R$ 700,00
*Para adquirir os vinhos, entrar em contato com Ariel Perez (ariel@stellium.com.br/ 11 98799.1796)


Nenhum comentário: