terça-feira, 25 de junho de 2013

21 AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS - SAFRA 2013

 
 
Mais uma semana para inscrever amostras
 
 
A Associação Brasileira de Enologia (ABE) estendeu até quinta-feira, 27 de junho, o prazo para as vinícolas inscreverem amostras na 21ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2013. Único no mundo, o evento já reuniu mais de 12 mil apreciadores, que desde 1993 se reúnem para avaliar anualmente cada safra. Com caráter educativo, a Avaliação também tem importante papel na evolução da qualidade da produção nacional. No ano passado, foram 387 amostras de 70 vinícolas de sete estados brasileiros.
 
Depois das inscrições o próximo passo será coletar as amostras diretamente dos reservatórios nas vinícolas, etapa que inicia dia 15 de julho. Somente no mês de agosto, entre os dias 15 e 30, é que os enólogos farão a degustação de seleção dos vinhos no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves.
 
A degustação de seleção terá a participação de oito grupos de 15 enólogos cada, resultando na integração de 120 enólogos de diversas regiões produtoras do Brasil. Serão dois grupos a cada três dias, sendo que cada grupo degustará um conjunto diferente de vinhos. “Desta forma, conseguiremos envolver um grande número de enólogos, maximizando e potencializando o trabalho”, destaca o presidente da ABE, enólogo Luciano Vian.
 
O resultado será apresentado ao grande público no dia 28 de setembro. Para este dia, as inscrições abrem somente dia 03 de setembro.
 

Nenhum comentário: