sábado, 8 de junho de 2013

PRIMEIRA FEIRA VIRTUAL DE VINHO ORGÂNICO - NÃO DÁ PARA PERDER


A Feira Internacional do Vinho Orgânico 2.0 é uma modalidade totalmente inovadora de promoção para o segmento do vinha, como parte de uma busca de caminhos alternativos da expansão do mercado.
 
o       A feira acontecerá na rede, entre os dias 21 e 30 de junho de 2013

o       Serão apresentados vinhos da Espanha, Portugal e do sudoeste da França

o    O foco é a promoção do vinho orgânico na rede e alcançar os mercados emergentes, como Brasil e México

O vinho orgânico europeu é um dos produtos com maior potencialidade de importação pelos países consumidores e dentro da viticultura vem ganhando um grande espaço como produto que traz diferenciais e personalidade própria. Enquanto o vinho produzido dentro dos padrões industriais perde quotas de participação no mercado, o crescimento das exportações do vinho orgânico vem subindo no mercado internacional.

O vinho orgânico tem uma vocação claramente exportadora e encontra o seu grande público  na Inglaterra, Alemanha, Japão e Estados Unidos, embora países como China e outros do leste europeu já começam a consumi-lo e a ter um bom conhecimento de seu caráter.

Visando ampliar o seu mercado, a FIVE, Feira do Vinho Orgânico, organizada a partir da Espanha, lança a sua versão online. A primeira feira destas características a se fazer na rede acontecerá do 21 ao 30 de junho.

Depois de três edições presenciais, da qual tem participado importadores de vinte países, a FIVE decidiu inovar na estratégia e diversificar o seu público. Neste encontro poderão se conhecer vinhos orgânicos da Espanha, França e Portugal, importantes produtores na Europa.

A feira espera receber visitantes de várias partes do mundo e está de olho no mercado brasileiro onde este tipo de vinho começa a ser mais conhecido e bem apreciado.

Segundo os organizadores, o fato do visitante não poder degustar o produto será compensado pelo conhecimento de uma grande variedade de rótulos e diversificação de produtores.

O visitante poderá escolher o vinho partindo de várias classificações: denominação de origem, região, tipo (tinto, rose, branco, espumosos) e as descrições de tipo de uva e forma de produção.

Depois,o contato será realizado diretamente com o produtor. Podem participar importadores, compradores em geral e formadores de opinião.

O que é o vinho orgânico

Na Europa o vinho orgânico está definido e legislado segundo a normativa europeia modificada no ano passado.

Este tipo de vinho deve ser produzido com uvas que não foram tratadas com produtos sintéticos (inseticidasou adubos) direta ou indiretamente. O processo de vinificação também possui algumas restrições. Não está autorizado o uso de determinados ácidos ou elementos de desulfuração ou processos externos de síntese, entre outros.

O consumo destes vinhos na Europa vem se incrementando por diversos fatores, sendo a consciência ambiental, uma delas. Além de ser um produto com respeito ao meio-ambiente, é possível encontrar uma grande variedade de sabores e formas de produção, gernado novos e muito interessantes estilos.

A produção na Espanha

A Espanha é o maior produtor de vinho orgânico do mundo, segundo o Instituto Suíço de Pesquisa em Agricultura Orgânica (FIBL). O número de adegas orgânicas passou de 135 em 2001 a 456 em 2011, segundo dados do Ministério de Agricultura da Espanha.

Embora a sua produção representeapenas 5% do total nacional, a quantidade de hectáres que produzem uvas ecológicas para a produção deste tipo de vinho vem aumentando, ao contrário da produção vitivinícola convencional, do total produzido, 80% da produção espanhola vai para a exportação. 

A FIVE, que está organizada pela AEN (Associação de produtores orgânicos da Navarra  -Espanha), mostrou na sua última feira presencial mais de 300 vinhos diferentes, alguns deles premiados no Bachus 2012, o concurso mais importante da  Espanha.

As inscrições como visitante virtual são gratuitas.

Mais informação no Brasil:

Sandra Beltrán. Tel: (11) 989 824 604

sandra@comunica2.eu/ info@comunica2.eu

 

 

Nenhum comentário: