sábado, 6 de julho de 2013

ANUARIO DE VINHOS DO BRASIL 2013 - ESTÁ SENDO LANÇADO

 
Estatísticas, dados de safra e de produção, entrevistas, avaliações de cenário além de um raio-x das diferentes regiões brasileiras de produção da uva e do vinho são alguns dos conteúdos que recheiam a edição 2013 do Anuário Vinhos do Brasil.
 
A publicação será oficialmente apresentada ao público do Rio de Janeiro e São Paulo na próxima semana. O publisher Marcelo Copello, diretor da Baco Multimídia, parceira do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) no desenvolvimento do anuário estará na próxima terça-feira (9), na livraria Cultura Cine Vitória, no Centro do Rio, mostrando o panorama da produção brasileira da uva e do vinho. No dia seguinte, será a vez da unidade da Livraria Cultura, na Avenida Paulista, sediar o evento.
 
A versão 2013 da publicação dá continuidade ao sucesso da edição 2012, com conteúdo bilíngue. Segundo o diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, “a primeira edição do Anuário Vinhos do Brasil possibilitou reunir em uma única publicação informações sobre a produção de vinhos, o mercado, as inovações e as perspectivas do setor, sendo um importante instrumento de apresentação institucional e promocional do setor vitivinícola”.
 
O anuário também se mostrou como uma importante ferramenta para o projeto Wines of Brasil, realizado entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que promove o vinho fino brasileiro engarrafado pelo mundo. A edição 2013 foi apresentada em primeira mão na feira internacional do setor de maior prestígio, a ProWein, realizada na Alemanha, ainda em março.
 
O Anuário aborda a constante evolução do vinho nacional, que amplia suas fronteiras para o exterior com notável reconhecimento, muitas vezes traduzidos em prêmios. Rico em dicas e serviços para o leitor, e totalmente traduzido para o inglês, ele é uma grande ferramenta de trabalho, referência para o trade e consumidor final. “É um grande raio-x da vitivinicultura brasileira”, aponta o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.


 
Ao passar pelas páginas da publicação, o leitor navegará pelas mais importantes regiões vinícolas brasileiras, por meio de um descritivo de cada uma delas, como Serra Gaúcha, Serra do Sudeste, Campos de Cima da Serra, Campanha, Planalto Catarinense, Vale do São Francisco, Paraná, São Paulo e as novas fronteiras Minas Gerais e Goiás, com informações sobre as castas mais plantadas, rótulos, rotas do vinho, além do enoturismo e gastronomia, mostrando o que cada região tem de melhor a oferecer. “O anuário traz um exclusivo panorama do mercado vitivinicultor brasileiro, com números atualizados e com a consolidação de dados e resultados dos estados produtores, fotos, infográficos, tendências e padrões de consumo”, diz jornalista e expert Marcelo Copello, diretor editorial da publicação. 


 
Uma estratégia diferenciada de distribuição fará com que o anuário chegue ao maior numero possível de formadores de opinião, seja no Brasil ou Exterior. Na edição 2012, a publicação marcou presença em vários eventos e degustações internacionais, sendo ainda distribuída em mais de cem postos oficiais do país, por meio de parceria com Ministério das Relações Exteriores (MRE). Para o segundo semestre, a Baco planeja o lançamento das edições 2012 e 2013 do anuário para iPad. Desta forma, o importante conteúdo do anuário ganha uma nova plataforma de acesso, possibilitando sua consulta a um número maior de leitores.
 
Segundo a diretora de Promoção do Ibravin, Andreia Gentilini Milan, 2013 será um ano de muitas portas abertas para o setor vitivinícola brasileiro. “A Copa tem despertado a atenção dos grandes compradores para os nossos vinhos e, como consequência, esperamos ganhar visibilidade e reconhecimento em importantes mercados como Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra”, explica. “Nesse sentido, o Anuário Vinhos do Brasil será uma importante ferramenta para disseminar o que a nossa indústria está fazendo para se preparar para estes mega eventos”.


 
Grande prova
O Anuário Vinhos do Brasil 2013 traz ainda uma das maiores provas às cegas já feitas de vinhos brasileiros, com mais de 550 vinhos, organizados por categorias (tintos, brancos, espumantes, rosés, vinhos de sobremesa), com a classificação dos melhores.


 
Sobre o Ibravin
 
Fundado para integrar os diferentes elos da cadeia produtiva da vitivinicultura nacional e promover o desenvolvimento do setor como um todo, o instituto realiza um trabalho contínuo e incansável para ampliar a qualidade do vinho brasileiro e divulgá-lo aqui e mundo afora. Sediado em Bento Gonçalves (RS), o instituto desenvolve e implementa programas, projetos e ações visando ao desenvolvimento sustentável e valorização da cadeia produtiva.
 
As estratégias de atuação são definidas pelo Conselho Deliberativo, composto por entidades estruturadoras da cadeia produtiva da Uva e do Vinho, sendo elas a Associação Brasileira de Enologia (ABE), Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), Comissão Interestadual da Uva, Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Sindicato da Indústria do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Sindicato Rural e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
 
Hoje, o Ibravin goza, junto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da condição de instância representativa da vitivinicultura nacional diante da Organização Internacional do Vinho (OIV).


 
Mais informações sobre o Ibravin: www.ibravin.org.br 


 
 

Nenhum comentário: