segunda-feira, 8 de julho de 2013

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE CADEIA DO VINHO E DA ENOGASTRONOMIA EM CAXIAS DO SUL


Compreender como os diferentes elos da cadeia produtiva do vinho e da enogastronomia interagem entre si, assim como o capital social gerado por estes segmentos. Este será o tema do Seminário Internacional Cocap Capital Social, Região Uva e Vinho e Ijuí – Fortalecimento das Cadeias Produtivas Vinho, Enogastronomia e Leite, a ser realizado na próxima quarta-feira, 10 de julho, em Caxias do Sul e dia 11 de julho, em Ijuí.   

O encontro será a partir das 9h, no Auditório do SHRBS (Rua São José, 1814, bairro Madureira, Caxias do Sul), e tem o objetivo de divulgar o estudo realizado no ano passado com cerca de 5.400 pessoas de todos os elos da vitivinicultura e outros 400 da enogastronomia. A promoção é do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho (SHRBS) e do Governo do Rio Grande do Sul.  

A partir das 9h, o evento Cadeia Vinho falará sobre a pesquisa de cooperação entre os Agentes da Cadeia do Vinho, com contextualização e resultados gerais. A discussão será ministrada por Carlos Paiva, da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE). Já na parte da tarde, será a vez de tratar dos Agentes da Cadeia Enogastronômica. A programação contempla ainda as presenças do diretor de Relações Internacionais do Governo Veneto, Diego Vecchaito, e do coordenador do Comitê dos Experts Cocap – Fondazione di Venezia, professor Mario Volpe.          

Para a diretora executiva do SHRBS, Márcia Ferronato, o projeto trouxe uma aproximação de saberes de diferentes cadeias produtivas de vários lugares do mundo. “Esse estudo é uma grande parceria entre União Europeia, via região do Vêneto, com o estudo de três cadeias importantes: a do vinho, a do leite e a da enogastronomia”, destaca. De acordo com Márcia, cada um dos setores elegeu um parceiro: o vinho foi representado pelo Ibravin, a enogastronomia pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, e o leite pela Unijuí.   

“Tudo isso culminou em uma pesquisa específica para cada segmento e nos propiciou olhar para todos como parte de uma cadeia e não apenas como uma fatia”, afirma Márcia.  O resultado que será apresentado no seminário é o encerramento do projeto que reuniu também as reivindicações específicas de cada setor e o posicionamento dos atores perante os desafios encontrados.   

A consultora do Ibravin, Janine Basso Lisboa, ressalta que o Seminário abordará os resultados das pesquisas realizadas especificamente no vinho e na enogastronomia. “O estudo traz importantes informações sobre a coesão social dos setores. Pudemos ver o quanto um elo de determinada cadeia entende como o outro funciona. Por exemplo, como o produtor vitivinícola entende a cadeia em que está inserido e conhece a realidade da indústria e dos empreendimentos que comercializam os produtos”, completa.     

Convidados da Cadeia do Vinho devem confirmar presença pelo e-mail ibravin@ibravin.org.br ou pelo telefone (54) 3455.1800. Os convidados da cadeia enogastronômica devem confirmar pelo e-mail admin@sindiregiao.com.br ou pelo telefone (54) 3221.2666. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no dia e local do evento.

PROGRAMAÇÃO
EVENTO CADEIA VINHO
9h – Credenciamento

9h30min - Abertura e boas vindas
Representante local
Diego Vecchiato - Diretor de Relações Internacionais do Governo Veneto – Itália
Tarson Nuñez - Coordenador da  Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Rio Grande do Sul – Brasil e  Representante do Governo do RS - Sócio do projeto Cocap

10h -  Pesquisa sobre Cooperação entre os Agentes da Cadeia do Vinho, com Carlos Paiva da FEE - Fundação de Economia e Estatística do RS
Contextualização e resultados gerais
A pesquisa na cadeia do vinho
Debate com usina e atores
11h30min - Considerações finais sobre a pesquisa e o projeto
Representante do IBRAVIN - Carta Usina Cocap
Prof. Mario Volpe - Coordenador do Comitê dos Experts Cocap - Fondazione di Venezia
Representante do Governo do RS - Sócio do projeto Cocap
12h30min – Encerramento
12h45min às 13h30min – Almoço
EVENTO CADEIA ENOGASTRONOMIA
14h – Credenciamento
14h30min - Abertura e Boas vindas
Representante local
Diego Vecchiato  - Diretor de Relações Internacionais do Governo Veneto – Itália
Tarson Nuñez - Coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Rio Grande do Sul – Brasil e Representante do Governo do RS - Sócio do projeto Cocap
15h30min - Pesquisa sobre Cooperação entre os Agentes da Cadeia Enogastronomica, com Carlos Paiva da FEE - Fundação de Economia e Estatística do RS
Contextualização e resultados gerais
A pesquisa na cadeia do vinho
Debate com usina e atores
17h - Considerações finais sobre a pesquisa e o projeto
Representante do SHRBS Região Uva e Vinho - Carta Usina Cocap
Prof. Mario Volpe - Coordenador do Comitê dos Experts Cocap - Fondazione di Venezia
Representante do Governo do RS - Sócio do projeto Cocap
17h30min - Encerramento dos trabalhos do Seminário na Região Uva e Vinho.

Nenhum comentário: