terça-feira, 13 de agosto de 2013

INSTITUTO DAL PIZZOL TRAZ ÍCONE DA ARQUITETURA MODERNA DO VINHO ESPANHOL

 
Jesús Marino Pascual, um dos principais arquitetos especializados em projetos para o setor vinícola da Espanha, visitou, se impressionou e prometeu voltar à região vitivinícola da Serra Gaúcha em outubro próximo para realizar palestras e motivar empresários. Pascual conheceu vinícolas do Vale dos Vinhedos e da Rota Cantinas Históricas na última semana a convite do Instituto R. Dal Pizzol e retornou impressionado com a tecnologia produtiva e com os vinhos brasileiros.
 
“O nosso objetivo com esta visita do Pascual foi apresentá-lo produtores de vinhos locais, uma vez que ele possui longa experiência e executou muitos projetos inovadores em seu país, mas desconhecia a realidade brasileira. Em breve ele voltará para realizar palestras sobre arquitetura de cantinas com uma visão futurista e moderna, com vistas a contemplar, não só a tecnologia produtiva, mas principalmente o enoturismo, que cada vez é mais considerado e admitido em regiões tradicionais que estão encantando e emocionando os visitantes”, destacou Rinaldo Dal Pizzol, presidente do Instituto Dal Pizzol, que recentemente foi recepcionado por J. Marino Pascual em visita a Rioja, na Espanha.
 
Pascual, que é o titular da J. Marino Pascual & Associados, com sede em Logroño, capital de La Rioja, na Espanha, e está abrindo uma filial em São Paulo, com a arquiteta paulistana Vanessa Rivera. A Serra Gaúcha impressionou a dupla em relação a tecnologia de produção e ao fluxo enoturístico das vinícolas.
 
“Há pouco mais de uma década eram poucas as vinícolas Riojanas que abriam suas portas nos finais de semana para receber visitantes. Hoje em dia, praticamente todas recebem turistas e a região se tornou uma das mais visitadas do país; destancando-se, também, no enoturismo, além dos vinhos muitos famosos”, ressaltou Pascual.
 
Ele ainda destacou aspectos da arquitetura, fundamentais para o enoturismo e para a valorização da produção de vinhos. “É preciso mostrar o processo de produção e gerar emoção com isso. O vinho precisa de emoção estética em sua arquitetura. Quando as pessoas se emocionam ao visitar uma vinícola nunca mais esquecem do vinho”, disse.
 
Jesús Marino Pascual nasceu em 1950 e se formou em arquitetura na universidade de Navarra. Há mais de 30 anos vive em Logroño, de onde desenvolveu projetos como o Museo de la Cultura del Vino Dinastía Vivanco, situado em Briones e inaugurado em 2004; a Adega Darien em Logroño, inaugurada em 2007; a Adega Irius, em Barbastro, inaugurada em 2008; a Adega Antión, em Elciego, inaugurada em 2008 e o Centro da Cultura de Rioja, inaugurado em 2011, em Logroño, entre outros.
 
O Museu de La Cultura del Vino Dinastía Vivanco, tornou-se uma referência mundial nesta nova filosofia de divulgação da cultura e civilização do vinho; tendo mudado os rumos do enoturismo na tradicional região de vinhos de La Rioja, sendo considerado o maior e melhor museu privado do vinho no mundo.
 
Descrição: Descrição: conceitocombrasil
Janquiel Mesturini

Nenhum comentário: