quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MIOLO LOTE 43 - VENCEDOR DO CHALLENGE BRASIL-AMÉRICA LATINA

 
O vinho Miolo Lote 43 safra 2011 da Miolo Wine Group foi o grande vencedor  da degustação às cegas ocorrida na sexta-feira (23/08) durante o Wine In, evento que debateu a produção e o mercado de vinhos tintos no Brasil.
 
O brasileiríssimo vinho tinto da Miolo superou rótulos consagrados elaborados na Argentina, Chile e Brasil cotados acima de R$ 50 a garrafa no mercado de São Paulo, como Clos de Los Siete (Argentina), Achaval Ferrer Malbec (Argentina) e Montes Twins (Chile). Além do Miolo Lote 43, o vinho RAR safra 2008, do grupo Miolo, ficou colocado em 8º lugar. O vinho é um corte de Cabernet Sauvignon/Merlot proveniente de vinhedos localizados na região dos Campos de Cima da Serra.
 
O Challenge Brasil x América Latina foi disputado entre 15 rótulos e contou com a presença de 19 jurados nacionais e internacionais, como o professor do departamento de Viticultura e Enologia da UC Davis (University of California Davis), Dr. James Lapsley, Olivier Bourse, da Université de Bordeaux; Roberto Rabachino, jornalista, professor e sommelier italiano; Daniel Marquez, brand ambassador de vinhos e destilados nos EUA; Cláudio Salgado, sommelier do Marriott de Hong Kong; Charles Byers, canadense, escritor e radialista; além de consagrados jornalistas brasileiros como Luiz Horta, Horst Kissman e José Maria Santana.
 
“O resultado dessa degustação às cegas vem para posicionar o Brasil como importante produtor de vinhos de qualidade no mundo. O aval de um júri técnico de tamanho gabarito nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Vemos o resultado dessa degustação como um divisor de águas, tamanha a importância do tema e seriedade com que a prova foi conduzida”, afirma Adriano Miolo, superintendente do grupo Miolo.
 
Realizado na sede da Fecomércio, em São Paulo, o evento promoveu, em 22 e 23 de agosto, um grande debate sobre a potencialidade dos tintos elaborados no Brasil. O encontro, patrocinado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi realizado pela Exponor Brasil e integrado ao Circuito Brasileiro de Vinhos, promovido pelo Ibravin.
 
Confira abaixo a relação dos vinhos degustados às cegas pelo júri técnico, entre vinhos brasileiros, argentinos e chilenos: Challenge: Painel de vinhos acima de R$ 50,00.
 
1º  Miolo
Miolo Lote 43 2011
Brasil
2º  Pizzato
DNA 99 2008 
Brasil
3º  Errazuriz
Max Reserva Carmenère 2010
Chile
4º  Kaiken
Terroir Series Malbec 2011 
Argentina
5º  Clos de Los Siete
Bordeaux blend 2009
Argentina
6º  Finca Decero
Cabernet Sauvignon 2010
Argentina
7º  Achaval Ferrer
Malbec 2011
Argentina
8º  RAR
Cabernet Sauvignon/Merlot 2008
Brasil
9º   Almaúnica
Reserva Syrah 2011
Brasil
10º Pulenta Estate
Cabernet Sauvignon III 2010
Argentina
11º Viña Alicia
Cabernet Sauvignon 2009
Argentina
12º Don Abel
Rota 324 Cab. Sauvignon 2005
Brasil
13º Montes Twins
Malbec/ Cabernet Sauvignon 2011
Chile
14º Ramirana
Syrah/Carmenère 2010
Chile
15º Morandé
Gran Reserva Cab. Sauvignon 2009
Chile
 
--
 
Informações para a imprensa: Moglia Comunicação - (51) 3029.3249
 
Matheus Kern
matheus@moglia.com.br – fone: (51) 9933.5742
 
Luciana Moglia
lumoglia@moglia.com.br – fone: (51) 9860.4403

Nenhum comentário: